A acupuntura é um procedimento que pode ser realizado com segurança durante a gravidez, além de também contribuir para o estímulo da fertilização.
Obrigada por ler este artigo. Peço-lhe que ao final, deixe abaixo um comentário com suas impressões. Se restou alguma dúvida, não hesite em me perguntar.
Muitos médicos ginecologistas e obstetras têm recomendado sessões de acupuntura para auxiliar no tratamento da infertilidade e na saudável gestação, principalmente, quando as gestantes que eles acompanham apresentam limitações do uso de analgésicos e medicamentos.
A técnica milenar chinesa utiliza agulhas em diversos pontos energéticos do corpo para tratar doenças psicológicas e físicas. E raras são as complicações e pouquíssimas contraindicações, sendo essa técnica extremamente segura com efeitos cientificamente comprovados.
Uma gravidez precisa ser acompanhada por vários especialistas, do início ao fim. Entre as opções, a gestante pode optar pelo auxílio de um acupunturista capacitado.
O procedimento pode ocorrer em qualquer trimestre da gestação, dependendo das necessidades apresentadas pela grávida.
O acompanhamento de um profissional dessa área pode ser essencial para aliviar alguns sintomas da gravidez, como náuseas, vômitos e até desconfortos abdominais, que são comuns no primeiro trimestre.
Atuando diretamente no sistema nervoso central, a técnica também auxilia no tratamento de sintomas psicológicos como ansiedade, nervosismo, insônia e depressão.
Siga-me no Instagram.
Além disso, a acupuntura pode prevenir o parto prematuro e amenizar qualquer outro sintoma gestacional quando atua complementando outros tratamentos medicinais. Alguns exemplos dessas patologias são: hipertensão arterial e diabetes gestacional.
Infertilidade e Acupuntura
A fertilização in vitro (FIV) é o procedimento que tem proporcionado a muitos casais a chance de construir uma família. É um tratamento de reprodução humana que estimula a produção ovariana da mulher, feito por meio de medicamentos injetáveis para que haja mais óvulos em comparação à produção natural.
Após esse procedimento, os óvulos são captados através de uma punção guiada por um ultrassom transvaginal e fertilizados pelos espermatozoides em laboratório.
O embrião evolui em cinco dias até a fase de blastocisto e, depois disso, ele é transferido para o interior do útero.
O sucesso da transferência embrionária está relacionado com a receptividade do endométrio da mulher e a qualidade do embrião produzido. E é aí que a acupuntura colabora para a obtenção de melhores resultados.
A Medicina Chinesa olha para as causas da infertilidade sem separar a mente do corpo.
Leia também 10 Conselhos para Engravidar.
O sucesso da fertilização in vitro se eleva quando a acupuntura é realizada antes (por pelo menos três meses) e durante todo o ciclo de reprodução assistida. Mas também o procedimento pode ser feito na véspera da transferência e até três dias após, aumentando a chance de fixação do embrião no útero, de acordo com o “Protocolo de Paulus”.
Este protocolo versa sobre a melhora do aporte de sangue e nutrientes para o endométrio e ovários elevando a qualidade dos óvulos e reequilibrando o ciclo menstrual e os níveis hormonais. Além disso, aumenta a probabilidade de um parto bem-sucedido, promove a saúde geral do corpo da mulher durante a gravidez e acalma a mente e o emocional para todo o processo.